Santa Maria

Abertos dois editais de chamada para professores da rede municipal

Joyce Noronha


Foto: Charles Guerra (Diário)
Escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental estão com falta de professores

A prefeitura de Santa Maria abriu nesta terça-feira os editais 21 e 70 que convocam quatro professores para completar o quadro da rede municipal de ensino.

OS CONVOCADOS
Os professores da lista a seguir devem se apresentar desta quarta-feira até 28 de março, das 8h às 13h, na Secretaria de Município de Gestão e Modernização Administrativa (Rua Venâncio Aires, 2.277, 3º andar) 

Educação Infantil
- Carolina Fonseca da Rosa

Anos Iniciais
- Elisandra Lorenzoni Leiria
- Carla Tatiana Flores Carvalho

Anos Finais - Português
- Daniela Barbosa da Fontoura

Em fevereiro, o Executivo convocou 177 educadores para preencher as vagas disponíveis, mas 21 profissionais não compareceram. Em seguida, editais foram abertos para convocar os professores faltantes e 19 profissionais se apresentaram. O prazo de apresentação paras os 21 novos convocados encerrou segunda-feira.

Os novos editais convocam dois educadores, que não compareceram na última chamada, mais dois, que saíram do cargo nos últimos dias, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).

Os quatro convocados têm 15 dias corridos de prazo, a contar desta quarta-feira, para se apresentarem à de Gestão e Modernização Administrativa, das 8h às 13h, com todos os documentos solicitados nos editais 21 e 70 em mãos. Depois de finalizada esta etapa do processo de admissão, o profissional será encaminhado a exame médico.

Segundo a Superintendência de Comunicação da prefeitura, até o momento, 90% das instituições da rede municipal de ensino receberam novos professores, com as primeiras chamadas. O órgão diz que há falta de educadores em algumas escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, mas não divulga os nomes dos colégios.

A falta de professores também é justificada por licenças e atestados, cuja substituição se dá por Regime Suplementar de Trabalho, de acordo com a Superintendência de Comunicação.

SUPLEMENTAÇÃO
Sobre o uso de suplementação, a secretaria municipal de Educação, Lúcia Madruga, explica que o recurso apenas é usado em situações de licença ou atestado de professores. Assim, educadores ocupam temporariamente a vaga do profissional afastado por licença. Lúcia reforça que o uso da suplementação sempre ocorre em caso de uma situação em que o afastamento do professor titular é justificado. 

UFSM realiza terceira chamada oral nesta quinta e sexta-feira

A Secretaria ainda diz que se há uso de suplementação sem ser dentro desta previsão, a Smed vai averiguar e garante que o Regime Suplementar de Trabalho não será utilizado como "muleta" para as vagas que estão em aberto porque os concursados não se apresentaram.

- Para usarmos a suplementação tem todo um contexto e uma legislação. Para as vagas fixas, vamos efetivar os professores aprovados pelo concurso - afirma Lúcia.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM oferta 294 vagas na terceira chamada Anterior

UFSM oferta 294 vagas na terceira chamada

Prefeitura ainda aguarda professores aprovados em concurso Próximo

Prefeitura ainda aguarda professores aprovados em concurso

Educação